Carregando...
 


O que é a Bicicletada?


Quais os princípios da Bicicletada?


Como participar?


Como criar uma Bicicletada na minha cidade?


Não tenho Bicicleta, mas gostaria de participar. É possível?

  • Em São Paulo, a Porto Seguro tem uma campanha de empréstimo de bicicletas aos seus segurados. Ela também tem um esquema especial para o pessoal da Bicicletada, portanto mesmo não sendo segurado poderá usar o serviço, apresentando apenas documento de identificação e se comprometendo a devolver a bicicleta nas mesmas condições em que a retirou. Apareça lá e use uma das Bicicletas da Porto Seguro, não será por falta de bicicleta você deixará de participar.

Não sou atleta, será que vou agüentar o ritmo?

  • O ritmo da Bicicletada é sempre o do mais lento. É um passeio festivo, não uma competição. Os trajetos são por volta de 20km, nunca passando de 30 km e geralmente ela acaba por volta das 23:00. É comum encontrarmos na Bicicletada muitas mulheres, crianças e idosos e todos conseguem completar o passeio sem muitas dificuldades.

Tenho medo de pedalar nas ruas, não é muito perigoso?

  • Infelizmente as cidade brasileiras não são as cidades mais amigas da Bicicleta que existem, mas também não estão entre as piores no mundo. É possível se deslocar regularmente de bicicleta com relativa segurança. Pelos números, andar de bicicleta é mais seguro que andar de moto, a pé ou até mesmo de carro. Com algumas dicas qualquer um pode pedalar pela cidade. Use o tempo em que estiver pedalando com o grupo para observar como agem os mais experientes ou mesmo para tirar suas dúvidas sobre a melhor maneira de pedalar na cidade. Especialmente na Bicicletada, como somos em número grande, pedalar em conjunto dá uma segurança ainda maior.

Eu não conheço ninguém que participa da Bicicletada, não vou ficar deslocado(a)?

  • Mais um motivo para você participar da Bicicletada. Experimente chegar lá e ficar quieto em um canto próximo ao pessoal. Não irá demorar e alguém irá perguntar se é sua primeira vez e depois disso é só deixar o papo rolar. Faça amigos! É comum, na Bicicletada, as pessoas se chamarem pelo nome, se cumprimentarem com abraços pois a Bicicletada é um excelente local para fazermos amigos. Depois da pedalada, é comum alguns irem para uma pizzaria ou bar perto do local de chegada para continuar o papo, ou até pedalar mais pela cidade!

Sempre tive vontade de participar, mas aparecem compromissos de última hora e acabo não indo. Como posso resolver isto?

  • Divulgue pra seus familiares e amigos que você é um participante da Bicicletada, e que eles considerem isto quando quiserem marcar algo com você toda ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DO MÊS (em algumas cidades, último Sábado do mês, pela manhã - verifique as informações da sua cidade). Como o dia é certo, dá pra prever todas os eventos de bicicletadas para o ano inteiro! Se desejar marcar um compromisso com alguém depois da Bicicletada, considere o horário de saída mais duas a três horas de duração. Além disto, nada impede que você inicie o passeio com o grupo e saia no meio do caminho. Se não pode aproveitar a Bicicletada toda, faça pelo menos uma parte dela!

Flyer FAQ Bicicletada (Curitiba)


Como agir em situações de Conflitos com os Motorizados


Contribuíram para esta página: ciclovoador , rodrigo , fabs e admin .
Última modificação da página em Sexta-feira 08 de Maio, 2009 12:33:52 BRT por ciclovoador.