Carregando...
 

MASSA CRÍTICA FORTALEZA

Image


Página na Internet:
http://www.fortalezacritica.org/(external link)

Página no Facebook:
http://www.facebook.com/MassaCriticaFortaleza(external link)

Grupo de Discussão no Facebook:
http://www.facebook.com/groups/fortalezacritica/(external link)

Grupo de Troca, Venda, Compra de Bicicletas, Peças e Acessórios no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/477488892329670/(external link)


Convidamos a você a participar do cicloativismo local. E isso não se faz apenas participando da bicicletada. Há inúmeras maneiras de contribuir para que a nossa cidade tenha uma relação mais pacífica e harmoniosa com o ciclista.

Desde setembro de 2012 nos reunimos sempre na última sexta-feira do mês, na Praça da Gentilândia, para uma bicicletada. Nossa ideia não é fazer um simples passeio noturno, é interagir com as pessoas mostrando o quanto a bicicleta pode ser positiva para a cidade.

Cantos, gritos, panfletagem, faixas são algumas das coisas que costumamos fazer. Além disso, já fizemos ações contra os relógios de propaganda que estavam instalados na Ciclovia da Av. Bezerra de Menezes (foram retirados todos!), instalamos uma "bicicleta fantasma" em respeito ao pequeno Adrian (atropelado por uma van quando seguia para sua escola em uma bicicleta) e conseguimos uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Fortaleza.

O movimento tem sido realizado sem lideranças. Cada um chega e dá sua contribuição, faz propostas ao grupo e a coisa vai acontecendo. Então, participe você também, proponha ações. Visite nossa página, curta nossa página no Facebook, entre para nossos grupos e, se possível, participe de nossa próxima bicicletada.

::::BICICLETADA DE JUNHO DE 2013
https://www.facebook.com/events/705945422764853/::::(external link)

Image

BICICLETADA JANEIRO/2013




BICICLETADA DEZEMBRO/2012




BICICLETADA NOVEMBRO/2012




BICICLETADA OUTUBRO/2012




BICICLETADA MAIO


Image




BICICLETADA ABRIL



Fotos da Bicicletada de Abril


Image


Image


Image


Image


Image











BICICLETADA ABRIL



Image



Olá pessoal!

Como sempre acontece toda última sexta-feira do mês, dia 30/04, nessa sexta, faremos a Bicicletada!

A Bicicletada é uma coincidência organizada que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo. A intenção é conscientizar os usuários de meios de transporte motorizados sobre a importância da bicicleta para aliviar os congestionamentos, para uma cidade menos poluída e mais humana, reinvidincando o espaço do ciclista nas ruas.

- Uma celebração do uso da bicicleta como meio de transporte divertido, ecológico e saudável!


A programação é a seguinte:

- 16h: confecção de stêncial - uma forma prática e barata de colorir a cidade com mensagens, fazer camisetas, etc. Portanto, se puderem, levem camisetas brancas, sprays e tinta. Iremos pintar uma ciclofaixa simbólica, provavelmente na Av. Antônio Sales
- 18h: concentração dos ciclistas na praça - roda de apresentação e discussão do trajeto e mais algum ponto.
- 19h: saída às ruas!


Bom gente, é isso! Você que pedala em Fortaleza, vamos nessa pra Bicicletada!

Divulguem!



BICICLETADA MARÇO



Image




E aí pessoal,

Ontem, sexta, fizemos a nossa bicicletada de março. Nesse mês não houve a articulação que fizemos em fevereiro, quando fizemos reunião, divisão de tarefas, divulgação e tudo mais e o resultado foram por volta de 40 pessoas na bicicletada de fevereiro e 2 faixas, stencial, sprays, panfletos, etc. Em março, foram 21 pessoas, uma faixa e sem stencial. Apesar da falta de mobilização desse mês, foi legal ver 21 pessoas reunidas pra fazer a bicicletada. Com panfletos, apitos e uma corneta (rouca, hehe). Após a tradicional rodada de apresentação - que inclusive acho que devemos começar mais cedo, para não sairmos às 19h30 como aconteceu ontem - saímos às ruas pela 13 de maio, aguanambi e dom manuel em direção ao Dragão do Mar onde está ocorrendo o evento cultural TEIA 2010. Um pouco pelo trajeto escolhido, mas muito pelo horário de saída, as ruas já não estavam mais com tantos carros, o que prejudicou um pouco a visibilidade que a gente quer dar à bicicletada. Fizemos duas paradas para distribuir panfletos e estender a faixa na frente dos carros. O ponto alto, ao meu ver, foi no Dragão do Mar, onde distribuímos diversos panfletos - o centro estava lotado devido ao TEIA - e pregamos outros panfletos mais nos pára-brisas de quase todos os carros estacionados pelo dragão do mar, alguns inclusive ganharam, além do nosso panfleto, uma multa da AMC por estacionar em local proibido.

Então é isso. Acho que a bicicletada de março foi muito boa! Mas não podemos desanimar. Dia 30 de abril será a próxima bicicletada. No domingo anterior, dia 25 à tarde, a gente TEM que fazer a reunião. É nela que a gente consegue dividir as tarefas e passar a semana da bicicletada mobilizando as pessoas, elaborando panfletos, faixas, stencials, spray, cartazes, divulgação, etc.

Ah, e outra coisa! Vamos movimentar o grupo de e-mails e a comunidade do orkut! É importante essa comunicação pra todo mundo sentir que as pessoas tão participando, respondendo, se envolvendo.




BICICLETADA MARÇO


Olá pessoal!

Como acontece toda última sexta-feira do mês, dia 26/03, próxima sexta, faremos a Bicicletada, com concentração às 18h na Praça da Gentilândia

A Bicicletada é uma coincidência organizada que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo. Os objetivos são: divulgar a bicicleta como meio de transporte sustentável e não poluente, reivindicar espaço para o ciclista nas ruas e conscientizar os motoristas para que este respeite os ciclistas.

- 18h: concentração dos ciclistas na Praça da Gentilândia: rodada de apresentação e definição do trajeto.
- 19h: saída às ruas!

Já temos duas faixas para ser abertas na frente dos carros durante o sinal vermelho, enquanto são distribuídos panfletos para os motoristas. Levaremos apitos e quem quiser pode ir fantasiado, sinta-se a vontade: é uma boa maneira de chamar a atenção dos motoristas de forma lúdica e simpática. A Bicicletada é um movimento leve e do bem, mobiliza as pessoas através da alegria e da simpatia.

Quem quiser e puder levar alguns itens que vamos precisar pra deixar a nossa Bicicletada ainda mais legal, fique àvontade!

Aqui vão as sugestões:
-radiografias velhas (pra fazer os stêncils nas ruas)
-tintas e camisas para pintura
-panfletos
-spray branco
-apitos
-roupas chamativas e coloridas
-brinquedo de fazer bolha de sabão
-papelão, fita gomada
-nariz de palhaço
-flores
-máscaras coloridas
-orelha de coelho: em alusão à semana santa

Bom gente, é isso! Você que pedala em Fortaleza, vamos nessa para a Bicicletada!

MAIS BICICLETAS! MENOS CARROS!

Divulguem em suas listas e grupos de e-mail, chamem os amigos!
E até lá!


Fotos da Bicicletada Fevereiro
Image






Para você que está entrando no site pela primeira vez, seja super bem vindo! mrgreen

Já estamos organizando a Bicicletada fevereiro, um protesto contra a tirania do automóvel em um planeta poluído, uma celebração do uso da bicicleta como meio de transporte divertido, ecológico e saudável;

26/02 Praça da Gentilândia, Av. 13 de maio.

- Programação:
16:00 – Chegada e confecção dos Stêncils, pintar camisas
18:00 – Leitura do Código de Transito, artigos referentes ao ciclista, diálogo sobre bicicultura
19:00 – Saída.
- Percurso: Treze de maio – Pontes Vieira – D. Moreira – Abolição (voltando) – Beira mar do começo. Chegando lá vamos fazer uma avaliação e depois dispersa (rsrsr).

- O que levar para Bicicletada: (Aqui são sugestões, fiquem a vontade)
Folha de Radiografia, Papelão, CAMISAS para Pintura,Fita Gomada,Spray,Kit remendo para Bike, câmara de ar,Chaves 14 e 15, para conserto de Bikes,Capacete,Apitos,Nariz de Palhaço,Roupas Chamativas,Flores,Brinquedo que faz Bolhas de Sabão Mascaras coloridas, máscaras que vendem em farmácia.

- O que vamos agilizar:
Uma Faixa. ‘’CARROS POLUEM, BICICLETAS NÃO, QUEREMOS RESPIRAR!”
- 2 Sprays Brancos
- 1 Mega Fone

OBS: A compra desses materiais será rachado entre os ciclistas. Portanto tente levar alguma graninha no dia 26 para colaborar, beleza.

- O que devemos fazer na Bicicletada:
- Buscar a sensibilização das pessoas de uma forma divertida e responsável;
- Buscar o máximo da simpatia dos motoristas e pedestres;
- Não avançar o sinal vermelho;
- Pedalar sempre juntos;
- Pedalar sempre pela Direita;
- Quando é pra gritar grita, e quando é pra apitar apita.

- O que ficou pensado para o Futuro:
- Fazer sempre a reunião de planejamento, um domingo antes da Bicicletada
- Fazer sempre piquenique do domingo após bicicletada para avaliação e socialização das idéias;

- 1 º Pic Nique: Domingo, dia 28.02.2010, no Parque Adahil Barreto, Cocó. Ás 10h,
Levar algumas frutas, sucos canecas e etc...

- Elaborar panfletos diferenciados para motoristas de ônibus, taxistas, motociclistas
- Realizar campanhas educativas nos bairros e demais locais públicos;








RELATO DA BICICLETADA DE JANEIRO


(Relato elaborado pelo companheiro Ícaro sobre a bicicletada de janeiro)
(Assim que tiver fotos, posto umas aqui para ilustrar)


Na última sexta-feira, dia 29/01, todos que receberam o aviso sobre a realização da bicicletada e se dispuseram a participar, começaram a se concentrar na praça da Gentilândia a partir das 17:00.

A princípio não haviam muitos, mas foi só durante o tempo que aconteceu a confecção de stencils e a interação entre todos que passaram a se conhecer lá mesmo, motivados pelo mesmo ideal. Pouco a pouco foram chegando mais pessoas, passava-se a ter cada vez mais bicicletas amontoadas em plena praça, pessoas de idades diversas, uns levaram suas crianças, outros não foram de bicicleta, mas quiseram fazer parte daquela interação... de repente podia-se ver que dali sairia uma bicicletada como não se via há muito tempo, com cerca de 30 pessoas!!! Uma equipe de reportagem (TV O Povo) fez sua presença na ocasião e registrou toda a movimentação.

Muitos se reuniram em torno da confecção de stencils, mas é preciso dizer que os recursos técnicos para as aplicações destes estavam de certa forma limitados. Porém mesmo sem termos pintado muitas camisetas, os stencils serviram muito para serem usados num momento posterior, durante a parte mais prática da bicicletada, que ocorreria após uma roda de conversa e trocas de experiências.

Nessa roda de conversa todos puderam se apresentar e cada um pôde falar um pouco sobre a importância da bicicleta para si mesmo e para a sociedade... Tudo também foi registrado em fotos e vídeos por uma câmera fotográfica de um dos participantes... os registros serão socializados a partir da lista de assinaturas e e-mails que circulou por lá.

Depois que coletivamente definimos o percurso e todas as ações com caráter de movimento e protesto que faríamos ao longo deste, saímos pela Av. 13 de Maio já com os gritos característicos da bicicletada, como “de bicicleta eu fui, bicicleta não polui” e “mais adrenalina, menos gasolina”, por exemplo.
Ocupamos a faixa da direita ao longo do percurso e em alguns semáforos estendemos nossas faixas e distribuímos panfletos aos motoristas, pedindo respeito aos ciclistas.
Na quantidade que estávamos, roubamos a atenção de todos por onde a bicicletada passava. Pudemos também fazer intervenções urbanas com o stencil da figura de uma bicicleta e tinta branca no asfalto... dali surgiu uma ótima analogia referente à (falta de) sinalização de respeito ao ciclista no trânsito.

Finalizamos a bicicletada na Av. Beira Mar, em frente à Praça do Jardim Japonês, onde pudemos fazer mais uma roda para avaliar toda a atividade. Muitos disseram o quanto acharam maravilhosa a experiência, o quanto valeu a pena. Também foi um momento para identificarmos os pontos onde será preciso melhorar nas próximas vezes. Mas sem dúvida o melhor foi ver que todos que estavam ali firmaram um laço e declararam com muita disposição que toda ultima sexta-feira do mês estarão reunidos na praça da Gentilândia, no mesmo horário, e que cada um tentará levar um amigo para também participar e fazer crescer esse movimento que luta por um ambiente urbano mais saudável, uma mobilidade urbana mais justa e acessível e por tantas outras melhorias que só participando para descobrir!

Compareçam vocês também na ultima sexta-feira do próximo mês, que com certeza sentirão vontade de participar em todos os meses seguintes!!!


BICICLETADA JANEIRO


Image


Vamos divulgar a bicicleta como um meio de transporte, vamos chamar atenção para a necessidade de criar condições para o uso deste veículo, vamos tornar o trânsito de Fortaleza mais humano e conscientizar os usuários de meios de transporte motorizados sobre a importância da bicicleta para aliviar os congestionamentos.

Antes da saída, faremos uma oficina de stêncil, uma forma prática e barata de colorir a cidade com mensagens, fazer camisetas, etc. Portanto, se puderem, cheguem mais cedo (umas 17h) e levem camisetas brancas. Já temos uma faixa para ser aberta na frente dos carros no sinal fechado, enquanto são distribuídos panfletos para os motoristas.

Levaremos apitos e quem quiser pode ir fantasiado, é pré-carnaval e é uma boa maneira de chamar a atenção dos motoristas de forma lúdica e simpática,a Bicicletada é um manifesto. Todo apoio também é bem vindo, seja divulgando a causa, seja respeitando o ciclista no seu dia a dia, vamos tornar os motoristas nossos aliados, com muito bom humor.




AUDIÊNCIA COM O PRESIDENTE DA AMC


Image


Como desdobramento da audiência pública realizada na Câmara em dezembro, foi marcada uma audiência com o Presidente da AMC, Fernando Bezerra. Será no próximo dia 12 de janeiro (terça), às 15 horas e trataremos das questões ligadas ao sistema cicloviário (ciclovias, ciclofaixas, paraciclos, bicicletários etc.), passeios ciclísticos e também sobre a Beira Mar (rua de lazer e tráfego).

Seria importante no processo a presença massiva de ciclistas.

A AMC fica numa pracinha em frente à Aguanambi, logo após o jornal O Povo.

VAMOS NESSA?! MOBILIZE!




Bicicletada de Fortaleza




Fomos 5 pessoas (Gustavo, Davi, Paulo, Priscila e Léo). A data não era das melhores tanto para a presença dos ciclistas quanto em relação ao tráfego de carros (haviam poucos). Mas o importante foi recomeçarmos o movimento na cidade, depois de um longo tempo de inatividade. Saímos 15h30 da Praça da Gentilândia e percorremos as seguintes vias: 13 de Maio, Pontes Vieira, Barão de Studart, Raimundo Girão e Beira Mar. Utilizamos apitos, cartazes pregados nas bicicletas e distribuímos panfletos no trajeto e no final - no cruzamento da Rui Barbosa x Raimundo Girão, no início da Beira Mar, onde o movimento de carros era maior.


Mesmo sendo marcado e divulgado de última hora, a bicicletada deste mês foi muito válida. Para o mês que vem vamos tentar agrupar o maior número de pessoas possível! A última sexta-feira do mês cai no dia 29/01. Então, todos lá nesse dia, na praça da Gentilândia. Iremos elaborar cartazes e panfletos para divulgação com antecedência.

Então é isso. Vamos nos manter em contato.


- Quem quiser dá um olhada no material utilizado ou trocar alguma idéia é só mandar um e-mail para



Image Image






Bicicletada de Fortaleza


Vamos tomar as ruas!!
Quando? Onde?
Já!! Aqui mesmo....

Bicicletada é uma iniciativa civil que visa o reconhecimento da bicicleta como meio de transporte nas cidades e luta diariamente pelo respeito dos motoristas. É a versão brasileira do 'critical mass'. participe você também e ajude a tornar nossas cidades mais saudáveis, sustentáveis e solidárias!

Ela busca a promoção dos meios de transporte não-motorizados e acontece no Brasil desde 2002.

Inspirados pelo movimento de Massa Crítica, habitantes de mais de 300 cidades ao redor do planeta pedalam mensalmente pelo direito de circular com tranqüilidade todos os dias.

Contribua para que a bicicletada de Fortaleza cresça!

Acompanhe o que esta acontecendo:

Blog da Bicicletada de Fortaleza(external link)


Entre em contato:

Bicicletada Fortaleza no orkut(external link)

Matérias encontradas:

Apocalipse Motorizado blog(external link)
CMI - Centro de Midia Idependente(external link)
CMI - Centro de Midia Idependente(external link)

Image
link=
Image
link=
Image


Contribuíram para esta página: golbery , janayde , gustavoplp , badbass55 e asm .
Última modificação da página em Sexta-feira 28 de Junho, 2013 10:16:59 BRT por golbery.