Carregando...
 

Princípios


1. Base horizontal
Não há hierarquia de cargos. As decisões são tomadas por consenso. Os consensos são feitos nas reuniões ao vivo, que são feitas depois de cada passeata da Bicicletada, e em seguida são enviadas para a lista para discussão com os participantes que não puderam estar presentes e com os que são de outras localidades.

Consenso não significa que todos concordem plenamente, mas que ninguém apresentou uma razão convincente para os demais contra a decisão que está sendo tomada. Essa razão deve se basear nos princípios e objetivos da Bicicletada.

A votação é utilizada como meio de decisão somente nos casos em que todos os participantes concordem com esse uso.

2. Ações
Os atos, decisões, projetos e ações do movimento devem se basear nos princípios e objetivos da Bicicletada, e podem ser bloqueados caso os infrinjam ou prejudiquem.

3. Organização
A Bicicletada é uma organização apartidária, não-comercial e que não visa lucro material ou financeiro.

4. Independência
O movimento não pode ser vinculado a nenhuma entidade comercial, governamental, partidária ou religiosa. Durante as passeatas, não podem ser feitas ações, como panfletagens, que liguem o movimento a outras entidades ou ideologias não relacionadas aos princípios e objetivos da Bicicletada.

5. Participantes
A participação é aberta a qualquer pessoa ou entidade interessada e que esteja de acordo com os princípios do movimento. Qualquer participação, seja na forma doação de recursos ou de esforços, deve ser voluntária e não pode ser condicionada a nenhum tipo de retorno. O único retorno serão os resultados do movimento.

Veja também:

O que é, Fazendo uma Bicicletada, Como participar


Contribuíram para esta página: colin , rodrigo e badbass55 .
Última modificação da página em Sábado 14 de Fevereiro, 2009 14:39:52 BRST por colin.