Carregando...
 

São Carlos - SP

No mês de outubro/2012 retomada da Massa Crítica/Bicicletada em São Carlos!

sexta-feira, 25 de outubro de 2012, concentração as 18h na praça XV de Novembro!

Image


sites e comunidades inexistentes
Site oficial - http://www.bicicletadasaocarlos.org(external link)
No Orkut através da Comunidade da Bicicletada São Carlos(external link)
sites e comunidades inexistentes


1ª Bicicletada em São Carlos teve cerca de 100 bikes

São Carlos teve sua 1ª Edição do Dia mundial sem carros, e foi uma das 60 cidades brasileiras a comemorar a data... a 1ª Bicicletada teve cerca de 100 bikes...

Bicicletada São Carlos- Toda Última quinta do mês: Concentração em frente à Catedral - 19h30

As fotos podem ser vistas em www.bicicletadasaocarlos.org
Acesse, registre-se (external link)e comece a postar notícias, vídeos, fotos, vote nas enquetes, discuta mobilidade urbana no fórum, divulgue para seus amigos!





Já estão à venda os adesivos "Um carro a menos... + qualidade de vida". Ajude a arrecadar fundos para a divulgação da bicicletada em São Carlos. Qualquer contribuição é bem vinda para ajudar o movimento, você pode encontrá-los:
Nos Forte Apache da UFSCar (RU e DCE)
CA Biologia e GAIA

Image

Página para comemorar o mês da bike em São Carlos, e articular passeata e bicicletada para o dia mundial sem carros. A proposta é iniciar um grupo de discussões pela web e futuramente realizar encontros presenciais para constituir um movimento permanente sobre sustentabilidade no transito, mobilidade urbana e politicas de transporte.

A mobilidade urbana não é um problema técnico, mas um problema político.!!!Grandes Construtoras, Indústria Automobilística e Máfia dosTransportes têm ganhado com as políticas atuais.! Vamos transformar um dia em um marco também em São Carlos, como já éem algumas capitais da Europa. Em 2006, 1.318 cidades no mundo inteiroaderiram ao movimento. O dia 22 de setembro conquistou um lugar dedestaque no calendário dos paulistas. A data marca a chegada daPrimavera, o Dia do Rio Tietê, o Dia Internacional da Paz e umainiciativa que já virou tradição na capital e algumas cidades dointerior: o Dia Mundial Sem Carro.

Implantado pela primeira vez na França, em 1997, é realizado nacapital desde 2005, sob a coordenação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Ano passado, ganhou o apoio das 250 entidades que integram o Movimento Nossa São Paulo para transformar o dia 22 de setembro, em um marco na busca por uma cidade mais justa, mais humana, mais saudável, mais democrática. E sustentável. O objetivo é ampliar o debate e a participação da população sobre novas perspectivas para o transito,lembrando que somos todos pedestres e cidadãos com direito àmobilidade. Para reforçar o movimento, no mesmo dia é comemorado também o "Dia Mundial do Pedestre". Ajude a organizar sua rua, seu bairro, sua escola, sua empresa, sua entidade, para que o 22 de Setembro seja o dia pela melhoria do transporte coletivo, da qualidade do ar, da mobilidade, do ganho do precioso tempo gasto no trânsito... Colabore, mande sugestões, engaje-se nesta jornada por uma vida melhor. E lembre-se: para fazer sentido, o Dia Sem Carro precisa ser um dia COM qualidade de vida, PELA integração social. Por isso, saia de casa, passeie, circule pelacidade. E espalhe essa idéia!
Image


O Dia Mundial Sem Carro é uma iniciativa que tem como objetivo mobilizar os cidadãos para refletir, propor, participar e vivenciar temas e alternativas sobre o transporte e a mobilidade urbana. É uma iniciativa que procura a conscientização dos cidadãos para lutarem:
=> por um transporte público melhor
=> por menos poluição
=> por menos engarrafamentos
=> por respeito ao pedestre
=> por mais ciclovias
=> por cidadania e segurança no trânsito
=> por Banheiros/ Vestiários para uso dos ciclistas na universidade
=> pela Construção de estacionamentos para bicicleta
=> pela Implementação de uma legislação que regule este tipo de transportee
Especialmente para todos os moradores da cidade se apropriarem das ruas, no dia 22 de setembro. Esta será uma forma de mostrar, na prática, que as vias pertencem aos cidadãos, e não aos automóveis.

O movimento surgiu há 10 anos, no dia 22 de setembro, na França, com aadesão de 35 cidades do país, e logo se espalhou por várias cidades, em todo o mundo. No lançamento da campanha "Dia Europeu sem Carros", ocorrido no dia 4 de fevereiro de 2000, em Bruxelas, Bélgica, engajaram-se oficialmente vários outros países do velho continente como Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Grécia,Holanda, Irlanda, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo e Reino Unido.

O Brasil aderiu ao movimento mundial em 2001, e as primeiras cidades e capitais a participarem da campanha foram Porto Alegre, Caxias do Sul,Pelotas, Piracicaba, Vitória, Belém, São Luis, Cuiabá, Goiânia, Belo Horizonte e Joinvile.
Superando as expectativas dos organizadores, a novidade também logo se espalhou para outras cidades: Campinas, Santos, Guarulhos, Londrina, Vitória, Belém, Campo Grande, Belo Horizonte, Niterói, Joinville, Porto Alegre, São Luiz, Teresina,Natal, Aracaju e Salvador.

Em muitas dessas localidades ocorreu a interdição de ruas, praças, áreas centrais e quarteirões inteiros –interrompendo o tráfego de automóveis –, para a realização de atividades como passeios ciclísticos, caminhadas, eventos culturais,painéis sobre transporte e trânsito, exposições, shows musicais,teatro, pesquisas de avaliação e de níveis de poluição e velocidade dotransporte coletivo.


Image




Contribuíram para esta página: yuriebc , rodrigo , fabianofaga , diegosanca e badbass55 .
Última modificação da página em Quinta-feira 25 de Outubro, 2012 17:25:11 BRST por yuriebc.