Carregando...
 
BICICLETADA CAMPO GRANDE

EM 2012 COMEÇAMOS UMA NOVA FASE DA BICICLETADA EM CAMPO GRANDE, O "INVADINDO A AFONSO PENA", MANIFESTAÇÃO POR UMA CICLOVIA NA AV. AFONSO PENA, SERVE COMO UM FOCO PRA CHAMAR MAIS ATENÇÃO, MAS SEGUE MESMA LINHA DA BICICLETADA, DE LUTARMOS PELO NOSSOS DIREITOS, CICLOVIAS, EDUCAÇÃO E RESPEITO NO TRÂNSITO!

Todas últimas Sexta-Feira do mês
Local: Praça rotatória Afonso Pena c/ Duque de Caxias
Concentração: a partir das 18:15hs
Saida: 19:15hs

Participe dos nossos Agitos:
FACEBOOK(external link)


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Dica de Conscientização: Equipamento de segurança nunca é demais, capacete, luvas e iluminação da bike. Todos são responsáveis por si próprio, por isso respeite as regras essenciais para uma boa harmonia no trânsito!

REGRAS DE CIRCULAÇÃO

• De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro nós ciclistas temos direitos e deveres. O principal dever é respeitar os outros veículos e principalmente os pedestres. O nosso intuito é nos integrar ao trânsito, e por isso não devemos nos achar mais ou menos importantes do que outros agentes;

• Respeite os semáforos. Em várias ocasiões, o grupo se dividirá, porque é difícil todos passarem em um mesmo tempo aberto do semáforo. Não se preocupe: o grupo irá esperá-lo;

• Durante todo o trajeto, trafegue na faixa da direita, ocupando-a, e somente ela se possível;

• Não trafegue pela calçada, mesmo aqueles que têm o instinto "urban" mais aguçado e queiram fazer suas manobras. Deixe as manobras para outro dia;

• Quando for necessária a troca de faixas respeite a sinalização e a velocidade do trecho, sem afobação. Seremos um grupo grande e visivel, o que "obriga" os motoristas a também terem mais respeito, mas mesmo assim estaremos "invadindo" uma parte da pista que não é nossa por direito. Por isso, respeite os outros veículos e não se arrisque;

• Use sinalizadores e/ou faróis nas bicicletas. Quem ainda não tiver, busque adquirir um. Por exemplo, pisca alerta, adesivos reflexivos, colete reflexivo, etc.


-----------------------------------

"edição Abril" (24-04-09)

Image

"edição Março" (27-03-09)



1ª Bicicletada de Campo Grande (27-02-09)



Contamos com a sua presença

O que é
A Bicicletada (www.bicicletada.org) é uma ciclo-passeata mensal em que os ciclistas reivindicam seu espaço nas ruas, o cumprimento do Código de Trânsito e divulgam o uso da bicicleta como meio de transporte.
É a versão brasileira da "Massa Crítica" (http://criticalmasshub.com), protesto que acontece em várias cidades ao redor do mundo e que teve início há 10 anos em São Francisco.

Objetivos, Motivações
No Brasil, o Código de Trânsito traz uma série de artigos que regulamentam o uso da via pública pela bicicleta e determinam normas de segurança, como a obrigatoriedade de o motorista guardar 1,5m de distância ao ultrapassar o ciclista.
Porém essas normas não são cumpridas, muitas vezes por falta de informação por parte dos motoristas, muitas vezes por absoluto descaso das autoridades de trânsito com os ciclistas.
Por outro lado, freqüentemente o próprio ciclista não conhece seus direitos e deveres no trânsito e não consegue estabelecer uma convivência segura com os outros veículos.
A Bicicletada luta para virar esse jogo.

Onde, Quando?
Uma vez por mês, ciclistas se reúnem para uma passeata ciclística em que se procura conscientizar os motoristas quanto às leis de trânsito que envolvem questões de segurança e respeito à bicicleta e chamar a atenção dos poderes públicos e dos cidadãos para a importância de seu uso como um meio de transporte limpo, rápido, saudável e viável. As Passeatas ocorrem sempre no última sexta ou sábado do mês e já estão organizadas em várias cidades (conforme menu ao lado).

Organização da bicicletada
A Bicicletada não é vinculada a qualquer entidade ou empresa. É organizada e realizada pelos seus participantes. Não tem líderes ou guias e não impõe regras. É uma manifestação espontânea em que todos são responsáveis pela organização e condução da passeata. As discussões ocorrem em listas e reuniões. Mais informações acesse o site www.bicicletada.org.(external link)
Se na sua cidade ainda não tem Bicicletada, monte uma! Veja as dicas em www.bicicletada.org/novo/fazendo.htm(external link)

Como é a Passeata
O trajeto das passeatas é variado, cada mês faz-se um percurso diferente consensualmente decidido. Mas todas as passeatas têm a característica de serem passeios leves, em baixa velocidades, de maneira que todas as pessoas interessadas possam acompanha-la, mesmo que não tenha um bom preparo físico.

Durante a passeata, os ciclistas tomam iniciativas como o uso de máscaras antipoluição, a distribuição de panfletos, a exibição de cartazes e faixas e a conversa com motoristas e pedestres. Toda forma de manifestação que atenda aos objetivos da passeata é bem vinda e os participantes são incentivados a participar ativamente e a usar sua criatividade e bom humor. Veja as fotos das últimas edições em www.bicicletada.org(external link)

Fonte: http://www.sujosdelamadh.hpg.ig.com.br/texto_bicicletada.htm(external link)


Contribuíram para esta página: underground , fabianofaga , cirso , ciclovoador , badbass55 e 789456 .
Última modificação da página em Segunda-feira 05 de Março, 2012 12:00:03 BRT por underground.