Carregando...
 

A 4a. Bicicletada de Manaus: Sexta-feita, 25 de novembro(external link)


Image{IMG}

A 3a. Bicicletada de Manaus será realizada na próxima sexta-feira 28/10/11(external link)


Image

Segunda Bicicletada de Manaus será realizada na próxima sexta-feira 30/09/11(external link)


Image

Primeira Bicicletada de Manaus será realizada na próxima sexta-feira 26/08/11(external link)


Image

Conheça o Mapa Coletivo de Rotas Ciclísticas em Manaus(external link)



Visualizar o mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus em um mapa maior


Venha participar da 2a. Pedalada Ambiental da Semana do Meio Ambiente 2010(external link)



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade(external link) (SEMMAS), em parceria com o Pedala Manaus(external link) e a Federação de Ciclismo Amazonense (FCA), está promovendo a '2a. Pedalada Ambiental da Semana do Meio Ambiente | 2010'. O passeio vai acontecer em Manaus no dia 6 de junho (domingo). Prepare sua bicicleta e venha pedalar com a gente!
Image
link=

A ideia do passeio é reunir pessoas para pedalar pela cidade em defesa do uso da bicicleta como o meio de transporte mais sustentável do planeta. Quem usa a bicicleta está investindo em saúde, contribuindo para reduzir a poluição do ar e a emissão de ruídos. Como a bicicleta ocupa menos espaço que os carros, quem pedala ajuda também a melhorar o trânsito. Porém, como a cidade hoje não oferece condições adequadas para circulação com bicicleta, reunir o maior número de pessoas no passeio é um modo de orientar o governo e a prefeitura na busca de soluções para atender essa demanda da sociedade pela construção de ciclovias e ciclofaixas em todos os bairros da cidade.

Programação da Pedalada Ambiental

As atividades terão início no Jardim Botânico às 8h, onde os participantes se reunirão para pedalar em direção ao Parque do Mindu. O percurso todo tem 16,5 km e o passeio deve durar aproximadamente uma hora. A chegada do passeio vai ser no Parque do Mindu, onde vai haver sorteio de prêmios e uma mesa-redonda para discutir a questão da mobilidade urbana por meio do uso da bicicleta.

A partida do Jardim Botânico está prevista para as 9h, mas quem não puder ir até lá, poderá se juntar ao comboio ao longo do percurso em um dos 4 pontos de encontro listados abaixo (veja os locais e horários mais adequados para você):

9h15 - Bola do Produtor
9h25 - Shopping Grande Circular
9h30 - Praça do Conjunto Colina do Aleixo
9h40 - Praça da Igreja do Conjunto Tiradentes
Image
link=


Embora o percurso possa parecer extenso, a pedalada vai ser bastante tranquila, pois o caminho segue a maior parte do tempo pela bacia do igarapé do Mindu, que nasce próximo ao Jardim Botânico e desagua no Rio Negro. Isso garante que ao longo do percurso existam poucas subidas, porque assim como a água do igarapé, vamos descendo sem fazer muito esforço. Esse percurso foi baseado no trabalho de Tahisa Kuck, que fez um projeto piloto sobre uma ciclovia em Manaus. Isso tem extrema importância para a cidade, pois é possível que os governantes conciliem a construção de ciclovias com a revitalização das margens dos igarapés.

Para mais informações, ligue para 3308-0828 ou escreva para pedalamanaus@gmail.com.

Inscreva-se já e concorra a prêmios!

Escolha uma das opções abaixo que seja melhor para você:
Por telefone - 3582-2245 (das 8 às 17h) ou 3308-0828 (24h)
Pontos de inscrição - Jardim Botânico, Parque do Mindu, SEMMAS e Office Bike
Pela internet - clique aqui para fazer sua inscrição(external link)!

Sobre a mesa-redonda - "Mobilidade urbana com a bicicleta: o panorama em Manaus"

No final da pedalada, vai acontecer um debate com representantes da prefeitura (secretarias do meio ambiente, transporte/trânsito, esportes, saúde e infra-estrutura), do movimento ambiental em Manaus (Inpa, Idesam, Ulbra e UEA) e dos ciclistas (Federação de Ciclismo Amazonense e Pedala Manaus) para discutir a questão da mobilidade urbana por meio do uso da bicicleta. Diversas cidades do mundo, como Paris, Bogotá, Copenhague, Rio de Janeiro, São Paulo e Barcelona, vêm transformando sua estrutura urbana para favorecer o uso da bicicleta como alternativa de transporte, e essa discussão é extremamente oportuna para a sociedade manauara. Venha participar, o debate vai ser aberto para que as pessoas na platéia possam fazer perguntas, opinar e sugerir melhorias para modernizar a cidade.

Apoio

Inpa | Idesam | MUSA | ULBRA | UEA | IMTT | SOS Encontro das Águas | Espaço Cultural Muiraquitã | Office Bike | Rede Amazônica


Para saber mais!


Image
link=http://feeds.feedburner.com/PedalaManaus






***


Participe do Segundo Passeio Ciclístico Ambiental da SEMMAS!(external link)


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade(external link) (SEMMAS), em parceria com a Federação de Ciclismo Amazonense (FCA), está promovendo o '2o. Passeio Ciclístico Ambiental' no próximo domingo (18/04) em Manaus. O passeio sairá às 8h do Parque Lagoa do Japiim e seguirá até o Parque dos Bilhares.

Image
link=http://pedalamanaus.blogspot.com/2010/04/participe-do-segundo-passeio-ciclistico.html


A ideia do passeio é conscientizar a população sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e incentivar a adoção de práticas ecologicamente corretas. A bicicleta é reconhecida pela ONU como o meio de transporte mais sustentável do planeta, mas ainda é pouco utilizada nas grandes cidades brasileiras. Vamos ajudar a mudar isso participando do passeio!

Serão sorteadas 10 bicicletas entre os participantes inscritos. As inscrições podem ser feitas na sede da SEMMAS (Av. André Araújo, 1500, Aleixo), na Federação de Ciclismo Amazonense (9245-1161) e nos parques Lagoa do Japiim e dos Bilhares.

Para mais informações, ligue para (92) 3642-1010 / 9188-7341 ou siga a SEMMAS no Twitter (@AmbienteManaus).

Image
link=http://feeds.feedburner.com/PedalaManaus






***


Passeio ciclístico promove a inauguração de ciclofaixa na Ponta Negra(external link)


Image
link=http://pedalamanaus.blogspot.com/2010/04/passeio-ciclistico-promove-inauguracao.html


A Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer (SEJEL), em parceria com o Detran (AM) e a Federação de Ciclismo Amazonense (FCA), está promovendo o passeio ciclístico 'Paz no trânsito' no próximo domingo (11/04). O passeio sairá da Vila Olímpica às 9h e seguirá até a Ponta Negra, quando será inaugurada uma ciclofaixa de 2,4 km. A ciclofaixa da Ponta Negra vai funcionar aos domingos das 7 às 11h e será marcada no chão com tinta vermelha junto ao canteiro central, indo do edifício Aruba até o retorno do Hotel Tropical. Para delimitar a área de uso exclusivo dos ciclistas, a polícia militar vai instalar cones ao longo da extensão durante todo o período de funcionamento da ciclofaixa.

Veja mais no blog do Pedala Manaus!(external link)

Image
link=http://feeds.feedburner.com/PedalaManaus





***


PEDAL NA HORA DO PLANETA - 2010(external link)


Image
link=




O Centro Universitário Luterano de Mmanaus CEULM/ULBRA junto com a WWF em Manaus está programando ações que envolvam a comunidade no movimento em combate ao aquecimento global.

Entre as atividades, uma caminhada e um bicicletada, representando os meios de transporte alternativos, shows musicais, além de apagar as luzes por uma hora.

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF sobre mudanças climáticas. Pessoas, empresas, comunidades e governos são convidados a participar com o simples ato de apagar as luzes.

Contamos com a sua participação para a realização deste evento. Convide seus amigos, familiares e colegas.

PROGRAMAÇÃO ULBRA HORA DO PLANETA
19h a 19h30 - Concentração
19h30 – Início de Show musical:
Grupo Imbaúba
Grupo Musical Pássaros da Amazônia - Lutheria da OELA
20h30 – Ação das Luzes apagadas
Início da passeata e bicicletada
Sugestão de Roteiro – Saída do Campus ULBRA / passando pela Av. Rodrigo Otávio / Parque Lagoa do Japiim / continuação ... até a praça do Japiim.
21h30 – Retorno ao Campus da ULBRA para dispersão

***


MOBILIZAÇÃO ULBRA MANAUS - 04.09.2009


O Passeio Ciclístico acontecerá no dia 04 de outubro de 2009, às 9h. O encontro acontece no Parque dos Bilhares, com um circuito 6,6 quilômetros passando pela Avenida Djalma Batista em direção a Boulevard Álvaro Maia, retornando pela mesma Avenida até o Amazonas Shopping, seguindo em direção a Avenida Pedro Teixeira até o estádio Vivaldo Lima, finalizando o percurso pela Avenida Djalma Batista concluindo no Parque dos Bilhares.

Com o objetivo de sensibilizar a população das vantagens da utilização da bicicleta como transporte urbano autônomo, reduzindo a emissão de CO2, reduzindo o tempo de deslocamento para trechos médios e melhorando a saúde pública. O trecho será monitorado para compararmos com o tempo de deslocamento médio nos horários de congestionamentos na Avenida Djalma Batista, justificando o planejamento de ciclovias com segurança nas vias de Manaus. Além do passeio ciclístico haverá uma caminhada de 3 quilômetros para o público geral, marcando a abertura do IV Workshop Internacional de Arquitetura e Urbanismo Sustentável em Manaus, evento realizado pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo do CEULM/ULBRA desde 2006, em parceria com o instituto alemão de INWENT de formação e capacitação internacional.

Image

Contribuíram para esta página: sandro_robert , saci007 , saci , keycejhones e ciclovoador .
Última modificação da página em Quinta-feira 17 de Novembro, 2011 15:17:24 BRST por sandro_robert.