Carregando...

Foto do monstrorista Celio Pereira que atropelou o ciclista durante a Bicicletada de outubro no Rio de Janeiro

Links para mais informações da Bicicletada de outubro de 2011 onde um dos ciclistas foi atropelado intencionalmente pelo monstrorista Celio Pereira.

Relato da Bicicletada

Segue abaixo um relato da Bicicletada publicado pela Aline Magalhães na lista de discussão.

Era uma sexta como tantas outras no Rio de Janeiro. De especial tinha apenas a questão de ser a última sexta do mes de outubro. Então é claro que algo nos aguarda. Nada como um encontro coincidente de bicicletas em frente ao Odeon, com alguns doidos vestindo fantasias.
Foi assim que cheguei até lá.
Fim de ano é um período de mta correria pra mim, então só tive tempo de pegar minha bike no conserto, correr pro Odeon, pintar o rosto e trocar ideias sobre o trajeto, sem nem tempo de conversar mais com todo mundo.
MTA coisa rolando no Odeon, que infelizmente não poderei relatar como foi nossa interação, pois não consegui participar. :-(
Mas acho q a bicicletada ficou um pouco divulgada entre a galera do OCupaRio. e o OcupaRio entre a galera da bicicletada.

Cheguei por lá então na corrida. Carinha colorida, então paro com o povo pra saber como estão as definições.
Ideias surgiram, caminhos foram propostos, e orientações são dadas.
Aquelas msms de sempre. Andarmos em bloco (agora não mais apenas como um onibus, pois jah estamos crescendo e ocupando o espaço de um vagão de trem .. ;) ), respeitar as leis de transito, sinalização, quem conhece o trajeto andar na frente, e por aí vai...
Destino? Arpoador.
Discute-se o trajeto e vamos nós.
Ao grito de BICICLETA!!!!! Um carro a menos!!!!

Uma galera se junta na rua então e vamos em direção ao Arpoador. Com mta alegria, mta gente nova, mta energia.
Pelas contas haviam na saída umas 54 bicicletas, 1 patinete, se junta a nós um monociclo tb.
E varias outras bicicletas foram incorporadas ao longo do trajeto, chegando a um ápice de mais de 67 bicicletas em determinado trecho.
Desde a saída mta alegria entre todos, mtos gritos, mtas buzinas de apoio.
Mta gente na rua saudando nossa passagem.

Acho q estamos colocando os ponteiros e acertando os "erros" de outras bicicletadas. Povo junto, galera da frente ligada no trajeto, todo mundo contribuindo com a divulgação.. claro que ainda com outros ponteiros para acertar.
Mas o ponteiro da alegria, energia, vibração. Esse não erra nunca!!!

Todo mundo participando. Tanto o povo da bicicletada qto o povo q nos via passando. MTO bom!

Em frente ao Botafogo Praia Shopping paramos para alertar sobre o tanto de ciclistas q são atropelados diariamente no Brasil.
Feito este protesto, seguimos com nossa pedalada...
Outros pedais vão entrando no grupo e finalmente chegamos ao tunel. Ali, qq grito dá um eco. MTo legal.
Saimos do tunel, entramos na Santa Clara. Bem, aí começa outra historia.
Grupo mais disperso, acaba rolando o atropelamento, vemos a massa chocada com a canalhice do cara. Chegam os q estavam atrás, volta quem estava na frente.
E juntos paramos para entender o q estava acontecendo.
Liberamos o transito de um lado, atônitos só nos resta gritar protestando contra o que vivenciamos diariamente no transito.
Mas nem quero entrar mto mais nisso não, pq esse papo já rolou demais aqui...

Vou ao banheiro e volto correndo vendo q a massa conseguiu apontar um caminho bastante razoavel para a continuidade da bicicletada. Parabéns a todos que ali estavam reunidos e decidiram ir pra delegacia. Uma resposta MTO legal para o q aconteceu. Já q a bicicletada não devia mais partir pro Arpoador, e nem devia terminar ali, fomos acabar então comendo uns bolinhos maravilhosos, tomando um refri, conversando e trocando altas ideias, sobre bikes, claro.
A massa então aponta esse caminho e pedala até a delegacia para esperar os finalmentes da situação daquela noite. E lá ficamos reunidos até o fim dos trabalhos, com algumas pessoas indo embora ao longo, claro.
MTO importante mostrarmos que estamos juntos nessa luta por um transito mais consciente e democrático.
Pedalamos todo dia e confraternizamos uma vez por mes, apesar de todas as dificuldades, tb nessa fatídica sexta feira.

Contribuíram para esta página: rodrigo .
Última modificação da página em Segunda-feira 21 de Novembro, 2011 18:23:13 BRST por rodrigo.