RECREAÇÃO

Cavalgada, muito mais do que uma atividade recreativa

07/30/2018

A natureza e algo que definitivamente inspira o ser humano. O que seria de todos nós sem esta conexão? Quando falamos em natureza, podemos incluir tudo o que se habita: plantas, rochas, terra, água, ar, seres humanos e animais. Todos os animais e ecossistemas no geral possuem uma razão para estar nesse mundo e, descobriremos nas próximas linhas, porque por exemplo, uma corrida de cavalos pode ser mais do que uma atividade recreativa, mas sim um esporte, um estilo de vida e uma profissão. Já pensou unir tudo isso em apenas uma coisa só? Seja qual raça o cavalo: mangalarga, quarto de milha, árabe, appaloosa, puro sangue, lusitano, a partir do momento que uma pessoa adentra nesta atividade, sentirá uma instantânea percepção do quao forte e o envolvimento com o animal.  

Andar sob cavalos e muito mais do que uma simples atividade recreativa. Significa treinar o cavalo, cuidar do animal como de estimação, zelar por ele, para que juntos, atinjam um bom desempenho nesta atividade. Este é um dos motivos pelo quais podemos observar a grande conexão que existe entre o cavalo e o praticante desta atividade, seja como estilo de vida ou profissão. Os dois precisam estar muito sintonizados e, acima de tudo,se respeitarem.

A cavalgada permite a observação de lindas paisagens, escutar os pássaros na natureza, entre as árvores, respiração de ar puro e um bom condicionamento físico, aliado a todos estes benefícios. Por outro lado, muitas pessoas realmente gostam de assistir a famosas corridas de cavalos nos hipódromo. Muitos deles estão colocando suas previsões usando código promocional.

A cavalgada como profissão, esporte ou simplesmente bem estar.

Podemos considerar a cavalgada como profissão em inúmeras áreas, pois reúne o envolvimento de muitos profissionais. Primeiramente o próprio cavaleiro, no qual possui maior conexão com seu animal, principalmente no caso da dupla (cavalo e cavaleiro) que participam de corridas. Ainda no mesmo âmbito, existem muitos tipos de apostas em corridas de cavalos, o que envolve muitos profissionais. Consideremos também os veterinários, zeladores da baías, ferreiros ( os que colocam ferraduras nos animais), entre tantos outros.

Como esporte, a cavalgada pode ser considerada tanto neste quesito, como no de bem estar pois promove o fortalecimento dos músculos, tantos dos braços, como das costas. Melhora a postura, assim como todas as funções do coração, do pulmão e do cérebro, gerando assim os sentimentos de relaxamento, alívio e conforto.

Além de todos esses benefícios, a cavalgada também vem sido muito utilizada como tratamento de saúde. Trata-se da equoterapia, caracterizada para reabilitar alguns tipos de pacientes. Esta espécie de tratamento pode ser desenvolvida e adequada aos pacientes com algum tipo de distúrbio neurológico. Como exemplo podemos citar em diagnósticos de pacientes depressivos, com lesões na medula, paralisias no cerebro, down, avc, mal de alzheimer ou doenças de parkinson, como outras tantas.