ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

Os equívocos comuns sobre como gerenciar um estilo de vida saudável

05/03/2018

A vida moderna nos cobra bastante, e muito. A falta de tempo, o acúmulo de stress, a alimentação industrial, enfim, tudo isso clama para que cada vez mais, as pessoas busquem alternativas de estilo de vida saudável.

Um estilo de vida saudável une diversos fatores: alimentação balanceada, prática de atividades físicas diariamente, atividades que diminuam o estresse e escolha de insumos naturais para seu consumo em geral.

Buscando sempre exemplos de como manter este estilo saudável, muitas vezes as pessoas esquecem de aproveitar a vida. Não devemos levar ao pé da letra tudo sempre, é necessário utilizar de pequenos prazeres da vida para que sejamos felizes. Obviamente, saúde e o bem mais precioso que temos e quando eu digo em aproveitar a vida, não se trata de fazer tudo como se não houvesse amanhã, mas sim balancear todo o trabalho árduo em manter um estilo de vida saudável e ocasionalmente, abdicar deste hábito e se permitir a pequenos prazeres, com por exemplo comer aquela fatia de torta doce, tomar um bom vinho, jogar aquele jogo que lhe desperta competitividade, arrisque-se em apostas esportivas com um bet.pt código promocional, ir a alguma festa, dormir e acordar tarde, dentre outros exemplos. Lembrando-se sempre: todos os exageros nao sao saudaveis.

Entenda quais são os erros mais comum para aqueles que querem adotar este estilo

O erro principal para os aspirantes a vida saudável e o de não perceber que ele tomou este estilo e não os outros.  Geralmente, a pessoas esquecem que até pouco tempo atras, nao possuia uma vida saudável e que levou algum tempo até sua mudança. A maioria acredita que por já estar conectado com a saúde, todos terão a mesma facilidade para esta adoção. O que nao e verdade. Cada indivíduo tem seu tempo distinto para suas necessidades e percepções sobre tudo. Portanto, não adianta querer bancar o chato saudável com as pessoas, pois isso fará somente  com que as outras obtenham aversão por este estilo de vida tão positivo. Mostre exemplos reais e, pouco a pouco, todos poderão perceber que este é o melhor caminho.

Relacionamentos entre indivíduos a parte, um dos grandes erros também acontece com o fator alimentação. Comece hoje mesmo  ler toda a lista de ingredientes de um determinado produto, para saber a procedência por completo e não comprar gato por lebre. Geralmente, alguns produtos intitulados como saudáveis trocam apenas alguns itens em sua composição, mascarando ingredientes muitas vezes piores do que aquele que foi subtraído da receita original.

Não adote uma vida saudável de um dia para o outro e, principalmente, não restrinja a sua dieta sem a ajuda de um profissional da área. Cada corpo tem seu mecanismo distinto, no qual precisa de nutriente especificos. Aquela dieta de desintoxicação que serviu para seu amigo, talvez tenha um efeito negativo para sua saúde e assim por diante. Um grande problema está também nos suplementos nutricionais. Se nao consumidos com acompanhamento medico, pode ocasionar danos futuros a sua saude. Portanto, antes de iniciar um estilo de vida saudável, busque ajuda de profissionais interdisciplinares, como médicos, nutricionistas, dentre tantos outros.

Como sempre um estilo de vida saudável está conectado a somatização da alimentação com a atividade física, por muitas vezes também pecamos na hora de escolher o melhor esporte a ser praticado. Conforme falado anteriormente, mudanças bruscas acarretam danos. No caso da escolha de uma atividade física intensa e sem ajuda do profissional da área, essa mudança poderá lhe render lesões, machucados e todo o empenho pela busca de uma vida saudável irá por água abaixo.

Portanto, mantenha sempre em mente que o planejamento e bom senso aliados serão os motivos de seu sucesso!